top of page
Laudo de Aterramento e SPDA

LAUDO DE ATERRAMENTO  E SPDA

O que é o Laudo de Aterramento e spda?

O Laudo de Aterramento é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).

Fazem parte integrante deste laudo: a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.

Por que ter o laudo de aterramento spda?

Toda empresa com carga instalada acima 75kW, de acordo com a NR10, tem a responsabilidade de  manter em seu PIE (prontuário de instalações elétricas) o laudo de SPDA e o laudo de Aterramento. O descumprimento desta norma pode acarretar nas seguintes questões:

  • Recusa de seguradoras a cobrir sinistros;

  • O corpo de bombeiros exige o laudo de SPDA no AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros) para a renovação do Alvará de funcionamento;

  • Caso ocorra um acidente com descarga atmosférica, o responsável pela empresa responderá civil e criminalmente pelo não atendimento as normas regulamentadoras;

  • O laudo de SPDA consta como certificação na ISO;

  • Para diminuição de centelhamentos, choques elétricos, incêndios e queima de equipamentos.

Qual objetivo do laudo de aterramento e spda?

O objetivo do Laudo de Aterramento é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5410 e a NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, item 10.2.4 alignea “b”.

A realização do Laudo de SPDA  tem como objetivo também :

  • Garantir que o sistema de proteção contra descarga atmosférica, esteja de acordo com o Projeto de Aterramento e SPDA baseado na 5419:2015;

  • Garantir que todos os componentes do sistema de proteção contra descarga atmosférica, SPDA, estejam em bom estado de conservação e sejam capazes de escoar uma descarga atmosférica para o aterramento sem causar nenhum dano físico ou material;

  • Assegurar que qualquer reforma ou nova edificação, que modifique as condições iniciais previstas no projeto de SPDA, além de novas linhas de energia e tubulações metálicas que adentrem a estrutura, se enquadrem na ABNT NBR 5419:2015.

Quais são os órgãos que exigem o Laudo de Aterramento e SPDA

O Laudo de Aterramento é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4.b da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB, Ministério do Trabalho em fiscalizações, auditorias de órgãos certificadores e por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.

Na NR 12 atualizada, publicada em 07/2019 exige que o empregador possua aterramento das partes metálicas de suas máquinas e que este aterramento seja eficiente, comprovado através do Laudo de Aterramento.

Medição de Aterramento

Quando deve ser feito o Laudo de Aterramento?

O Laudo de Aterramento deve ser realizado na construção de novas edificações e nas instalações de máquinas.

  • 01 ano para edifícios / industrias contendo explosivos ou munição, ou que estejam em locais expostos à corrosão atmosférica severa, como por exemplo, ambientes industriais com atmosfera agressiva, regiões litorâneas etc., ou ainda estruturas relacionadas a serviços considerados indispensáveis a população (água, energia, sinais etc.);

  • 03 anos para os demais tipos de estruturas.

Após as inspeções, o profissional deverá elaborar o laudo do SPDA e recolher a ART (anotação de responsabilidade técnica) junto ao CREA.

Existem algumas outras circunstâncias em que se faz necessário uma inspeção no SPDA, são elas:

a) Durante a fase construção / montagem da estrutura;  

b) Após a instalação do SPDA, na fase da emissão do documento “as built”;

 c) Após a ampliação das estruturas;

d) Após a estrutura ter sido atingida por uma descarga atmosférica (raio);  

Cargas Eletrostática, como o Aterramento pode auxiliar?

Com um aterramento eficiente e seguro, toda carga eletrostática de carcaças (chassi) metálico é descarregado pra terra, garantindo a segurança e integridade de pessoas.

O Laudo de Aterramento se faz necessário pra garantir a eficiência e continuidade elétrica do ponto aterrado ao anel de aterramento.

Quem pode emitir e assinar o Laudo de Aterramento?

O Laudo de Aterramento somente poderá ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista, conforme preconiza o item 10.2.7 da NR10, visto que é um item que compõe o Prontuário das Instalações Elétricas (PIE NR10).

Quanto custa um Laudo de Aterramento?

O preço para emissão do Laudo Técnico de Aterramento poderá variar de acordo com a quantidade de pontos, edificações e localização(cidade) e complexidade que será realizado a inspeção pra emissão do laudo técnico.

Wpp MS
bottom of page